Notícias

Escola Superior conclui quarto curso de formação da primeira turma de servidores efetivos aprovados em concurso

A Escola Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais (Esdep-MG) encerrou, na última sexta-feira, o 4º Curso de Formação Inicial destinado à turma de aprovadas e aprovados no 1º concurso público para servidoras e servidores efetivos da DPMG.

A capacitação marcou a etapa final de ingresso dos novos integrantes da instituição, que ao longo das últimas semanas conheceram de perto a estrutura, a missão e o funcionamento da Defensoria Pública mineira. Durante o curso, os participantes tiveram contato com defensoras e defensores públicos, além de servidores experientes, que compartilharam conhecimentos sobre as áreas administrativa, jurídica e de atendimento ao público.

O curso, promovido pela Esdep-MG, teve como objetivo aprimorar o entendimento sobre o papel institucional da Defensoria, fortalecer a cultura organizacional e preparar os novos servidores para o exercício de suas funções com excelência e comprometimento com o acesso à justiça e à cidadania.

Para a técnica da DPMG Thaís Oliveira, o momento foi de aprendizado, amadurecimento e acolhimento. Ela relatou que, no momento de sua posse, ingressou sozinha na instituição, o que exigiu aguardar a nomeação de outros servidores para que uma nova turma fosse formada e o curso de formação pudesse ser iniciado. “Na ocasião do meu ingresso, tomei posse sozinha. Dessa forma, foi necessário aguardar a nomeação de outros servidores para que uma nova turma fosse formada e, consequentemente, o curso pudesse ser iniciado. Assim, se por um lado esse período de espera deixou-me ansiosa, por outro, proporcionou-me tempo para me adaptar com calma às instalações da Defensoria, bem como para me entrosar com os colegas. Então, quando comecei o curso, percebi que estava mais madura e preparada para absorver os conteúdos. Foi, portanto, todo o período do curso bastante enriquecedor”, afirmou.

Thaís Oliveira, técnica da DPMG, recebe certificado de conclusão de curso para novas servidoras e novos servidores. Foto: Luana Sumani

Thaís destacou ainda a receptividade e o acolhimento que recebeu dos colegas, ressaltando a sensibilidade e o respeito à sua deficiência visual. “Ao longo de toda a minha estada, fui muito bem acolhida pelos colegas. Nesse sentido, as pessoas foram extremamente gentis e demonstraram grande empatia em relação à minha deficiência visual. Logo, tal receptividade tem feito toda a diferença, uma vez que não apenas vem me proporcionando novas amizades, que tornam o trabalho ainda mais agradável, como também um ambiente laboral mais inclusivo.”

Com o curso recentemente concluído, ela enfatizou que ainda não teve oportunidade de aplicar todo o aprendizado obtido, mas ressaltou a importância dos conteúdos para sua compreensão sobre o funcionamento da instituição. “Os conteúdos abordados foram fundamentais para ampliar minha compreensão sobre o funcionamento da Defensoria Pública, bem como o papel que desempenharei dentro dessa instituição. Essa visão mais holística tem me ajudado a me situar melhor”, destacou.

Encerrando seu depoimento, Thaís falou sobre as expectativas para o futuro e o desejo de contribuir com a missão institucional da Defensoria. “Possuo grandes expectativas. Desejo construir uma carreira sólida, que una meu desenvolvimento pessoal e profissional à missão transformadora da Defensoria, pois gostaria de contribuir para uma sociedade mais justa.”

Com o encerramento da formação, a DPMG dá boas-vindas à nova equipe, reforçando seu quadro técnico e reafirmando o compromisso com a qualidade do atendimento e a valorização do serviço público mineiro.

Mateus Felipe – Jornalista/DPMG

Rua Bernado Guimarães, 2731 - 2º Andar | Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte, MG. | CEP 30140-085