A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Escola Superior (Esdep-MG), realizou treinamento sobre “Primeiros Socorros e Prevenção e Combate ao Incêndio” nesta quarta-feira (16/3). Participaram da capacitação funcionários lotados na Sede 2, em Belo Horizonte.
O curso, oferecido pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e ministrado pelo sargento Artur Vinhal Nunes Souza e tenente Wanderson Teodoro de Mendonça, teve como objetivo instruir os funcionários de todos os setores do prédio para que sejam capazes de agir em situações emergência, até que a assistência especializada seja prestada.

Fotos: Claudinei Souza/DPMG
A coordenadora da Esdep-MG, defensora pública Neusa Guilhermina Lara, ressalta a importância de o treinamento para os funcionários. “A qualquer momento podemos ter um imprevisto. É fundamental que exista na equipe pessoas capazes de dar os primeiros socorros ou tomar as primeiras medidas”, salienta.
Durante o treinamento foram abordados problemas clínicos que podem ocorrer em uma empresa, detalhados os sistemas preventivos de combate ao incêndio e como operá-los. Além da fundamentação teórica, os funcionários simularam, na prática, operações básicas para o salvamento, como a manobra de Heimlich e a compreensão torácica, nos casos de engasgo e parada cardiorrespiratória.
O sargento Vinhal evidencia a necessidade de a assistência ser prestada o mais rápido possível e que as pessoas saibam se organizar de maneira produtiva para salvar a vítima, lembrando que pessoas leigas podem também atuar de forma importante no processo de resgate da vida.
“Após uma parada cardiorrespiratória, por exemplo, após 10 minutos sem nenhuma intervenção é praticamente impossível salvar o indivíduo”, exemplifica o militar ao ressaltar a importância de todos terem conhecimentos básicos sobre a prestação do suporte básico.
Jéssica Januário (estagiária sob a supervisão da Ascom) – 16/03/2022