Primeira edição será voltada para reflexão sobre jovens em situação de vulnerabilidade. Iniciativa pretende ajudar na construção de soluções para o problema da criminalidade
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Escola Superior (Esdep MG), sediará o primeiro encontro do projeto “Diálogos ICP”, que acontecerá no próximo dia 23 de abril. Promovida pelo Instituto de Ciências Penais (ICP), a iniciativa tem como objetivo fomentar debates interdisciplinares sobre temas que afligem a sociedade atual.
O tema do primeiro encontro será “Infância e adolescência em vulnerabilidade: a história não contada”. O assunto foi escolhido para estimular a discussão sobre como o acesso à escola, cultura e esporte, por exemplo, podem ter um viés preventivo eficiente à entrada de jovens no caminho dos atos infracionais.
Esta edição terá como referência o livro “Conte Sua História: A vida de crianças e adolescentes institucionalizados em Minas Gerais”, editado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A obra relata histórias de sucesso de resgate de jovens em situação de vulnerabilidade que tiveram oportunidades de construírem vivências de superação.
“Diálogos ICP”
Partindo da premissa que a segurança pública é um problema que extrapola as ciências penais e até o próprio Direito, o projeto pretende reunir, em uma roda de conversa, protagonistas de diversas áreas do conhecimento, para ouvir experiências diferentes daquelas inerentes à área jurídica, bem como debater soluções conjuntas.
A Defensoria Pública de Minas Gerais é apoiadora do evento que, neste encontro aberto ao público, com vagas limitadas, mediante inscrição.
O “Diálogos ICP’, terá o modelo de uma entrevista conduzida pela jornalista Cristiane Leite, uma das participantes da obra editada pelo Tribunal de Justiça. Na oportunidade, será apresentado o caso de um adolescente em situação vulnerável, que foi apadrinhado por um médico e hoje é enfermeiro.
Haverá ainda a participação da psicóloga Judicial Rosilene Miranda, uma das organizadoras da edição do livro, e do repórter cinematográfico Saulo Luiz, que possui projeto de acesso ao esporte a jovens em situação de vulnerabilidade social.
Clique aqui para se inscrever (vagas limitadas).
Serviço:
Evento: “Diálogos ICP” – “Infância e adolescência em vulnerabilidade: a história não contada”
Data: 23/4 – terça-feira
Horário: 19 horas
Local: Auditório da Unidade I da DPMG – Rua dos Guajajaras 1.707, 2º andar, Barro Preto, BH.
Fonte: Ascom / DPMG (11/04/2019)