A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de MG (Esdep MG), em parceria com as Faculdades Santo Agostinho, promoveu, nos dias 18 e 19 de outubro, o Seminário Regional, seu primeiro evento desse tipo no interior, realizado em Montes Claros, no auditório da faculdade, no Campus Shopping.
Na programação do seminário, o diretor da Esdep, Rômulo Luis Veloso de Carvalho, falou sobre a atuação do defensor no plenário do júri, dando exemplos práticos de medidas que podem ser utilizadas pela defesa em sua atuação.
Na mesma noite, o defensor público Gustavo Dayrell, em atuação em Janaúba, apresentou o tema do papel da Defensoria Pública, em especial no controle da legalidade das leis e os direitos fundamentais.
Logo na manhã seguinte, Weslley Soares e Liliana Soares Martins, em atuação em Montes Claros, discutiram sobre a atividade da instituição e a missão com o encarcerado.
Como debatedores, participaram também o coordenador da Regional Norte e Local da DPMG, Cláudio Fabiano Pimenta e a defensora pública Camila Umpierre, ambos em atuação em Montes Claros, com a participação do professor William César Rocha, controlador-geral do município de Monte Claros, e do diretor do presídio local, Rodrigo Marques. O evento foi amplamente prestigiado pelos defensores da unidade local e pela comunidade acadêmica da região.

Da esquerda para a direita, os defensores públicos Cláudio Pimenta e Gustavo Dayrell, a coordenadora de prática jurídica das faculdades, Kelle Grace Mendes e o diretor da Esdep, Rômulo Veloso durante apresentação da mesa

Defensores públicos e demais representantes participantes no primeiro dia do evento

Defensores públicos e demais representantes participantes no segundo dia do evento

Seminário reuniu defensores, representantes e alunos no auditório das faculdades Santo Agostinho (Reprodução: Faculdades Santo Agostinho)
Fonte: Ascom/DPMG