Notícias

Escola Superior abre inscrições para III turma do curso Defensora Populares

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Escola Superior (ESDEP-MG), promove o III Curso Defensoras Populares, iniciativa voltada para a formação de mulheres lideranças comunitárias que atuarão como multiplicadoras dos direitos das mulheres em seus territórios.

Com 50 vagas disponíveis, o curso será ministrado presencialmente, aos sábados, das 8h às 12h, no auditório da DPMG, em Belo Horizonte. O objetivo é compartilhar conhecimentos sobre direitos humanos das mulheres, capacitando as participantes para acolher e orientar outras mulheres em situação de violência de gênero e/ou vulnerabilidade social, fortalecendo a luta contra o machismo, o preconceito e a violência.

Programação

A grade curricular, composta por temas de alta relevância, será desenvolvida em 8 encontros, abordando os seguintes assuntos:

20/09 – Módulo 1: Compreendendo as opressões estruturais de gênero, raça e classe: interseccionalidades e conceitos fundamentais.

27/09 – Módulo 2: Violências de gênero e a Lei Maria da Penha.

04/10 – Módulo 3: Violência institucional de gênero e Redes de Atendimento.

11/10 – Módulo 4: Saúde, bem viver e autonomia reprodutiva.

18/10 – Módulo 5: Direito à moradia e à regularização fundiária das famílias com perspectiva de gênero.

25/10 – Módulo 6: Mulheres no mundo do trabalho: divisão sexual do trabalho, trabalho doméstico, formalidade e trabalho sexual.

01/11 – Módulo 7: Segurança social e previdência direcionada para mulheres no poder.

08/11 – Módulo 8: Participação política e representação de mulheres no poder.

29/11 – Cerimônia de entrega de certificados.

Inscrições

As interessadas devem ter ensino fundamental completo (comprovado) e apresentar currículo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 7 de setembro, mediante envio de documentos conforme orientações do edital. A documentação deverá ser encaminhada até 10 de setembro. O não envio implicará na não efetivação da inscrição, cedendo a vaga a outra candidata.

Clique aqui para se inscrever.

Mais informações estão disponíveis no edital completo. Clique aqui para acessar o edital.

O envio da documentação descrita no edital deve ser feito exclusivamente para o email defensoraspopulares@defensoria.mg.def.br. Colocar no título do email: “Documentação – Defensoras Populares”.

Certificação

As participantes que cumprirem 75% da carga horária (mínimo de seis aulas, com possibilidade de até duas faltas, justificadas ou não) e apresentarem texto autoral sobre os conteúdos ministrados – que integrará a revista eletrônica estadual – receberão certificado.

O Projeto Defensoras Populares busca fomentar mudanças sociais por meio da formação de mulheres que se tornarão disseminadoras e multiplicadoras do conhecimento em defesa dos direitos das mulheres.

Rua Bernado Guimarães, 2731 - 2º Andar | Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte, MG. | CEP 30140-085