Para a servidora Lúcia Helena de Assis, que representou a Assessoria de Comunicação e Cerimonial da DPMG no Conbrascom 2018, por incentivo e custeio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep MG), “a presença da Defensoria Pública no evento aumenta a visibilidade e fortalece a Instituição no sistema de Justiça e na sociedade civil”. Segundo a jornalista e designer de comunicação, participar do evento “contribui para mudanças e evolução no vínculo da DPMG com o cidadão, e também para a comunicação interna, na perspectiva de auxiliar a compreensão dos desafios surgidos com o crescimento da Instituição e também dos avanços tecnológicos dos canais de comunicação”.
Além do profissional da Ascom da Defensoria Pública, também participou o assessor de Comunicação da Associação dos Defensores Públicos e Minas Gerais (Adep-MG), Diego Alvarenga. O estado esteve ainda representado no Congresso pelo Tribunal do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) e o Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam).

A designer de comunicação Lúcia Helena de Assis (a partir da esquerda, 3ª posição em pé), com representantes de outras Defensorias Públicas estaduais no Conbrascom 2018
A edição de 2018 do Conbrascom registrou cerca de 200 profissionais, representando mais de 170 instituições públicas, entre Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Tribunais de Contas e instituições afins. Além da capacitação, voltada ao desenvolvimento de debates e ações para aproximar as organizações públicas do cidadão, 286 trabalhos foram inscritos para concorrer ao 16º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, em 14 categorias, entre eles, a Revista .def da Defensoria Pública de Minas Gerais, na categoria Mídia Impressa.
Na abertura oficial do evento, o Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) foi representado pelo defensor-geral de Mato Grosso, Silvio Jeferson de Santana, que falou da importância do evento com a busca do aperfeiçoamento da comunicação entre os órgãos do sistema de Justiça e a população, por meio de capacitação dos profissionais de mídia. “Quero dizer que é uma honra e uma felicidade representar o Colégio de Defensores Públicos-Gerais, cuja função é dar unidade ao trabalho das Defensorias Públicas no país, em um evento como este”, expressou.
O evento é organizado pelo Fórum Nacional de Comunicação & Justiça (FNCJ), fundado em 2002, a partir do III Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação do Poder Judiciário e Ministério Público, realizado em Alagoas, com o objetivo de ampliar o debate sobre a comunicação na Justiça, envolvendo representantes dos órgãos de Justiça brasileiro, jornalistas, publicitários, organizações governamentais e não-governamentais, bem como a sociedade civil, de forma a construir organizações onde a comunicação esteja a serviço do cidadão. No evento Conbrascom 2018, representantes das Defensorias Públicas do Mato Grosso Sul, Goiás e Bahia tornaram-se membros efetivos do Fórum para o ano 2018-2019.