O objetivo do seminário foi abordar o papel da mulher no século XXI, debatendo temas contemporâneos, tais como: participação na política, mercado de trabalho e desigualdade de gênero, além da apresentação, na mesa redonda “A mulher no mercado de trabalho e a desigualdade de gênero no Brasil”, de experiências vencedoras de mulheres em seus respectivos países, tendo entre as participantes, a subsecretária de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais, Mariah Brochado.
Em sua fala de saudação, a diretora da Esdep-MG, Hellen Caires, parabenizou a iniciativa, ressaltando a importância do tema. “ A discussão é importante por buscar a efetiva igualdade entre gêneros. Assim como apresentado pelas expositoras, a Defensoria Pública, por meio de sua Escola Superior, acredita que a educação é fundamental para reverter um processo de desigualdade, pelo qual as mulheres passam, que perdura a séculos e, ainda, é uma realidade em todo o mundo”, completou.
Hellen Caires informou, também, que a Defensoria Pública está organizando um curso voltado para o empoderamento das mulheres, intitulado “Defensoras populares”, com início previsto para 30 de setembro.

Defensora pública Hellen Caires, subsecretária de Casa Civil e Relações Institucionais, Mariah Brochado, vereadora Marilda Portela e demais palestrantes do seminário internacional A mulher do século XXI