Defensoria Pública de Minas Gerais promove palestra sobre metodologia APAC em curso de formação de novos defensores
A Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da sua Escola Superior (Esdep), promoveu na última sexta-feira (26/9), no curso de formação dos novos defensores públicos, uma palestra sobre a metodologia APAC. A abertura foi conduzida pela defensora pública Ana Paula Carvalho Starling Braga, que atua na Defensoria de Execuções Penais da Capital e integra o conselho da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).
Em sua fala, a defensora destacou a Resolução nº 169/2021 da Defensoria Pública, que consolida o compromisso institucional de apoiar as APACs, incentivar a criação de novas unidades e fortalecer as já existentes. Ressaltou, ainda, a importância da presença dos defensores públicos nas APACs com a mesma dedicação dedicada às unidades prisionais, considerando tratar-se de um sistema essencialmente ressocializador e de baixo custo para o Estado.
O encontro contou, também, com a presença da coordenadora da Escola Superior da DPMG, defensora pública Silvana Lourenço Lobo, e com palestras do juiz de Direito Consuelo Silveira Neto; de Leonardo Mattos Alves Badaró, diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais; de Fábio César Simões Moreira, superintendente de Gestão de Vagas; de Nélio Gonçalves Teles, diretor de Custódias Complementares; e de Tatiana Flávia Faria de Souza, diretora-geral da FBAC. Além deles, participaram representantes do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF).