Estão abertas até o dia 29 de agosto as inscrições para a quinta edição do projeto “Gestação Legal”. A proposta reafirma o compromisso que o órgão tem de oferecer educação em direitos para a população assistida.
O “Gestação legal” acontece no dia 30 de agosto, no auditório da Defensoria Pública de Minas Gerais (Rua dos Guajajaras 1.707 – 2º andar, Barro Preto, em Belo Horizonte).
Voltado para gestantes, a iniciativa promoverá debates sobre direitos das gestantes e dos bebês; parto respeitoso e importância do pré-natal; fisiologia do parto e cuidados da gestante; amamentação e cuidados com o bebê. Também fazem parte da programação atividades como dança materna e visita à exposição “Sentidos do Nascer”.
As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Para se inscrever basta enviar um email para escolasuperior@defensoria.mg.def.br ou comparecer pessoalmente na Escola Superior da Defensoria Pública (Rua Araguari 511, 22º andar, Barro Preto, em Belo Horizonte). Outras informações pelo telefone (31) 2010-0296.
Palestras e atividades
– Direitos da gestante e do bebê: destaca a importância da informação e do conhecimento para a gestante tomar decisões diante dos acontecimentos ao longo da gravidez, bem como a definição do tipo de parto que escolherá.
– Parto respeitoso e a importância do pré-natal: chama a atenção para os momentos de ir para a maternidade, o trabalho e os tipos de parto, o suporte emocional, os cuidados pós-parto e a importância do acompanhamento pré-natal.
– Fisiologia do parto e cuidados da gestante: explica as etapas do trabalho de parto e como a gestante deve preparar-se para essa experiência.
– Amamentação: ressalta a importância da amamentação para a saúde do bebê, principalmente nos primeiros seis meses de vida, e como fortalece o vínculo entre mãe e filho.
– Cuidados com o bebê: aborda temas como banho, cuidados com o umbigo, refluxo, assaduras e icterícia.
– Dança materna: série de exercícios que potencializa uma vivência consciente da gravidez, permitindo à mulher lidar com as transformações em curso nesse momento da vida.
– Exposição “Sentidos do Nascer”: propõe uma ampliação do debate sobre questões relacionadas ao nascimento no Brasil.
INSCRIÇÃO
Clique aqui para baixar a Ficha de inscrição (.doc)