
Defensores públicos mineiros participam do XIII Conadep, em Florianópolis
A abertura do congresso aconteceu na quarta-feira, 15 de novembro, com a presença de mais de 800 pessoas, dentre elas a defensora pública-geral de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard; o corregedor-geral da DPMG, Ricardo Sales Cordeiro; e o conselheiro do Conselho Superior da DPMG, Fernando Campelo Martelleto.
Durante a cerimônia a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), responsável pela realização do congresso e a Associação dos Defensores Públicos de Santa Catarina (ADEPESC) entregaram o Colar do Mérito à professora e mestre em Direito, Maria Aparecida Caovilla, homenageada pelo seu papel de liderança no Movimento pela Criação da Defensoria Pública de Santa Catarina, cujo o slogan era: “Defensoria Pública: Direito Sonegado”.
Em seguida, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Nefi Cordeiro, palestrou sobre a atuação da Defensoria Pública na Corte. O ministro fez um relato sobre a atuação da instituição na área penal e defendeu a sua autonomia administrativa e financeira. Ao final, Nefi Cordeiro elogiou a atuação dos defensores públicos que atuam nos Tribunais Superiores, em Brasília.

Diretora da Esdep-MG, Hellen Caires Teixeira Brandão; assessor Institucional da Defensoria-Geral, Rômulo Luis Veloso de Carvalho; ministro do STJ, Nefi Cordeiro; defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard
Encerrando a solenidade, foi realizada a palestra magna “Direitos Humanos: da Guerra da Síria ao Trabalho Escravo no Brasil”, com o jornalista Klester Cavalcanti. Na palestra, o jornalista falou sobre sua incursão nos conflitos na Síria, onde entrou, em maio de 2012, pela fronteira com o Líbano, com a missão de registrar a realidade da guerra civil iniciada no país em 2011 para a Revista Isto É.
Logo após, o jornalista falou da obra “A Dama da Liberdade”, que narra a história da auditora do trabalho Marinalva Dantas. Ela foi responsável por libertar 2.354 pessoas da escravidão moderna e do trabalho infantil.

Defensores em atuação na comarca de Uberlândia: Gustavo Ramos, Bárbara Bissochi e Evaldo Gonçalves da Cunha (coordenador da Regional Triângulo II); defensora-geral, Christiane Malard; defensora pública Janaína Damas Ribeiro, em atuação na comarca de Uberaba

Diretora da Esdep-MG, Hellen Caires Teixeira Brandão; e a defensora-geral, Christiane Malard; acompanhadas das defensoras públicas Luciana Vieira, Eliane Medeiros, Ana Paula Antunes Ferreira Ugimori e Cryzthiane Andrade Linhares
Fonte: Ascom/DPMG (com informações da Anadep) 16/11/2017