Escola Superior da Defensoria Pública finaliza 2º Curso de Formação Inicial para Servidores
A Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da sua Escola Superior, em parceria com a Superintendência de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional (SGPSO) e a Corregedoria-Geral, encerrou nesta terça-feira (15/7) a formação do 2º Curso de Formação Inicial para Servidores Concursados da DPMG. Participaram da capacitação os 34 empossados no dia 30/6.
Realizada entre os dias 1º e 15 de julho, a capacitação teve como objetivo acolher e integrar os novos servidores e servidoras aprovados no primeiro concurso público da Defensoria mineira. Durante o curso, os participantes puderam conhecer os setores, rotinas e áreas de atuação da Instituição, além de visitar as instalações físicas das unidades. Além da Unidade I, de Belo Horizonte, os cursistas estiveram também nas unidades II, III e IV da DPMG.



Ao comentar sobre a importância do curso, a coordenadora da Escola Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais, defensora pública Silvana Lobo, destacou que a formação vai além da mera apresentação institucional. “Trata-se de um momento essencial para mostrar aos novos servidores o papel diferenciado da Defensoria Pública dentro do Sistema de Justiça. Nós atuamos com foco nas pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, e oferecemos respostas efetivas, muitas vezes fora do campo judicial”, explicou.

Segundo Silvana, a proposta do curso é revelar a diversidade de frentes de trabalho e estimular nos servidores a compreensão de que a Defensoria é, acima de tudo, uma Instituição de acolhimento e transformação social. “Aproveitamos as especialidades de cada servidor para potencializar suas competências individuais em prol das necessidades da Defensoria. Mostramos também como funciona a atuação extrajudicial, que tem sido prioridade na nossa prática cotidiana, por oferecer soluções mais rápidas e eficazes às pessoas assistidas”, afirmou.
A defensora pública ressaltou ainda que o curso teve um caráter estratégico ao apresentar casos emblemáticos que demonstram a abrangência da atuação da Instituição. “Durante a formação, mostramos exemplos como o caso da tragédia de Brumadinho, onde a Defensoria participou da articulação do maior acordo judicial da história do país; a atuação em Janaúba, no caso da creche Gente Inocente; e a defesa dos policiais militares no episódio conhecido como ‘novo cangaço’, em Varginha. Tudo isso reforça que nossa atuação é ampla, firme e voltada à garantia de direitos”, disse Silvana Lobo.
Para a coordenadora da Esdep, o resultado da capacitação foi positivo e reforça o compromisso institucional com a excelência do serviço público. “Foi uma turma muito comprometida, com 34 novos servidores e servidoras que demonstraram interesse, integração e entusiasmo com a nova missão que assumem. Acreditamos que, juntos ao corpo técnico já atuante, contribuirão significativamente para o fortalecimento da Defensoria Pública e para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu.
Na tarde desta terça-feira (15/7) foi realizada a entrega dos certificados de conclusão do curso e os novos servidores foram oficialmente designados aos seus respectivos setores de atuação na Defensoria Pública de Minas Gerais.

Mateus Felipe – Jornalista/DPMG.